Estes dois conceitos não são recentes e são vários os processos de intervenção disponíveis na literatura e, embora o Coaching ainda se encontre em expansão, existe, entre alguns autores, uma confusão entre Coaching e a Mentoria (Mentoring).
O termo Mentoria (Mentoring) é um termo que se encontra associado a uma ‘iniciação’, carreira, desenvolvimento pessoal e mudança, e, é visto como uma “transferência de sabedoria” e o Coaching se assenta na capacidade do Coach em facilitar a aprendizagem ampliando o conhecimento e os pensamentos dos outros para mudança de mentalidades, mudança essa positiva e duradoura.
Ora, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais e de quebrar barreiras de limitação alinhando a performance pessoal com a organizacional. Podemos então afirmar, que o aparecimento do Coaching, veio trazer uma mais-valia tanto para o individuo como para a organização, pois é certo que, com o sucesso, surge um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sua boa inserção como cidadão na comunidade.
Mentor pode ser definido como um conselheiro sábio e confiável, ou seja, a pessoa que orienta, aconselha e aponta direções. A origem da palavra Mentor remonta à mitologia clássica. Na Odisseia (Homero, séc. VIII A.C.), Atena aparece personificada como Mentor, aparecendo perante Telemáco dizendo que o iria ajudar e acompanhar durante a guerra de Tróia.
Nas instituições, o mentor não é necessariamente o superior hierárquico ou o responsável. Um mentor pode ser definido como um indivíduo dito influente no seu ambiente e supostamente com conhecimento mais avançado para ajudar o outro a desenvolver a sua carreira aumentando positivamente a sua exposição e visibilidade.
O Coaching é um processo de curto/médio prazo, enquanto que a Mentoria (Mentoring) ocupa geralmente um espaço de tempo alargado. Entre o Coaching e o Mentoring encontramos em comum o facto de serem interações orientadas para o desenvolvimento sendo o Coaching mais orientado para resultados e objetivos (actuando a um nível mais operacional), enquanto a Mentoria (Mentoring) assume uma posição mais estratégica (Nigro, 2005).
Em suma, mentoring e coaching são ferramentas complementares. Enquanto o primeiro ilumina o caminho com a luz da experiência, o segundo fornece as ferramentas para construir o próprio caminho. Ambos refletem uma nova forma de liderança (mais colaborativa, humana e voltada para o crescimento contínuo), essencial em tempos de rápidas mudanças e exigências crescentes.