Jogos Olímpicos é úniko kompetisão desportiva global, multidesportiva e komemorativa de mundo. É más de 200 países ke ta partisipá na más de 400 eventos na Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, o ke ta promové kontakte entre povos, kulturas e rasas.
Origem de Jogos Olímpicos é na Grécia Antiga, na cidade de Olimpia, há 2000 one onde ke atletas, campeões de diferentes sidades tava enfrentá. Durante jogos, konsiderod sagrod, era respeitod um pausa na konflitos e guerras entre es sidades-estado, moda Atenas, Esparta, Corinto, e otes.
Na sékulo XIX, Barão Pierre de Coubertin fundá Comitê Olímpico Internacional (COI) na 1894. COI vrá órgão dirigente de Movimento Olímpico, onde ke estrutura e asões é definid pa Carta Olímpica. Atualmente, realizasão de Jogos Olímpicos tá a kargo de Comité Olímpico Internacional ke sede na Suíça. Sê símbolo (sinko sírkulos ta entrelasá) ta traduzi extensão des sinko kontinentes.
Verdade olímpika ou Olimpismo tem kome princípios, amizade, kompreensão mútua, igualdade, lealdade e desportivisme. Más do ke um filosofia desportiva, Olimpismo é um filosofia de vida.
Es Jogos kriá txeu em eskala a ponte de quase tud nasões estod representod ke okorrênsias txeu afastod de ideal olímpiko. Nô ta lembrá de boikotes a jogos de superpotênsias, atos de terrorismo, promosão de regimes polítikos e talvez más grave, korrupsão de ideal olímpiko na participantes ke rekurs a doping. Lema olímpiko “Citius, Altius, Fortius” ke ta signifika “más rápt, más olt, más fort” têm passade pa situasões tristes e deskonsertantes.
Jean-Loup Chappelet, de Universidade de Lausanne e espesialista na história olímpika, realsá ke “na final de sékulo XIX, kond Comitê Olímpico Internacional (COI) foi kriod na 1894, tinha um desejo de usáJogos pa promové paz” e is, por si só, já ta mostrá um vontade de dás um objetiv polítiko.
Edisão des ona na Paris mas um vez ta envolt num dimensão polítika. Na memória ta Jogos de Berlim, na 1936, onde ke Hitler tava ambicioná afirmá supremasia ariana e Jesse Owens, e sês kompanher evidensiá igualdade entre rasas.
Ka nô eskesé jornadas de Londres na 1948; Melbourne na 1956, ke vários boikotes dirigid a polítikas koloniais e neokoloniais de Osidente, e okupasão soviétika na Europa de Leste; vários boikotes entre grandes superpotênsias, EUA e URSS; e talvez de forma maior, protesto de atletas norte americanos negros de reforse de kausa de direitos ke “Black Power”.
Jogos Olímpicos de Tempos Modernos ta longe de ses antepassados em termos de promosão de tréguas, parond pa dias, konflitos existentes. Naturalmente, komplexidade de Homem, de Sosiedades e de relasões entre Estados em nada ta compará a tempo de Grécia Antiga.
Gent ta antevê um evento na Paris, es one, carregod de restrisões, boikotes, sensuras e diskussões fase a “Guerra na Ucrânia e a Guerra na Faixa de Gaza”. Tud ta indiká, ke palavras de historiador Jean-Loup Chappelet é porventura ingénuas fase a realidade des Jogos: “Hoj em dia benefísio em termos de imagem é até prinsipal motiv pa organizá Jogos Olímpicos”.